terça-feira, 16 de março de 2010

AULA 3 - As diferenças entre as mídias

Salve turma,

A aula de hoje é dedicada ao estudo das diferentes mídias, leia-se aqui "veículos de comunicação". Entenderemos um pouco mais sobre mídia impressa, eletrônica e digital interativa.

Para esta aula, acessem o link:

http://www.agorapod.com.br/info_midias.jpg


Como na próxima terça será feriado em virtude do aniversário da cidade, deixo uma atividade para ser entregue até a nossa próxima aula, que acontece no dia 30 de Março. Vocês precisarão assistir o documentário que se encontra no link abaixo e postar aqui nesta aula um breve comentário sobre o que acharam do vídeo. Como vocês sabem, essas participações no blog, ao final da disciplina, dará 1 ponto na média. O prazo para postar os comentários vai até o dia 30, antes da aula.

abs e até a aula!


link para vídeo:

http://tvuol.uol.com.br/permalink/?view/id=a-era-do-videogame--o-coracao-0402993060CCB95326/user=yaq680z51683/date=2010-03-12&&list/type=user/codProfile=yaq680z51683/

17 comentários:

Anônimo disse...

Eai Professor! Achei o vídeo muito bom, mostra a diversidade do mundo virtual que por sinal é muito interessante. Jogos com capacidade de ter o seu próprio negocio financeiro mostrando que o game não é só diversão mais também uma profissão.

Abraço, Aureo Junior

Matheus Martins disse...

Muito bom esse video!!
Muito interessante, nao sabia que
existiam pessoas que gastam tanto
dinheiro só para ganhar status
em um jogo, e outras que vivem disso.
A evoluçao digital nao para mesmo!!

Abraço
Matheus Martins

Diego disse...

A tempos já que esse mundo virtual é muito forte no mercado de trabalho e muito bem renumerado.
É um otimo video que mostra o outro lado dos games, o que está atras de uma simples diversão.
Bem bacana.

abraços
Diego Marros

Unknown disse...

Legal o vídeo! Mostra o lado de quem está na criação dos jogos e a evolução deles... Também não sabia que pessoas usavam games como profissão, muito interessante mesmo. Com o aumentar da tecnologia, a tendência é que os jogos cresçam mais e mais!

Abraço
Jonathan Teixeira

Unknown disse...

BOA NOITE PESSOAL!
O video esta muito bom, tras muita coisa sobre jogos.
Da uma visao boa, e é uma area muito forte no mercado
abraçoooo
ate amanha

©thiagomangrich disse...

Fala professor!
muito bom o video, acho muito interessante o que tem por de tras dos bastidores, o que é feito para chegar aum resultado que influencia todo o mundo de uma certa forma, e também a evolução tao rápida que aconteceu de tudo isso.
O mais legal é a criatividade dos jogos daquela epoca, la pelos anos 90 e as de hoje, a interatividade com outras pessoas do mundo, algo que hj é tao comum para nós desta geração comparado a duas ou tres decadas atras.
Os jogos sao criados, para a diversao, mas muitos deles acabam viciando jovens que passam mais de 15h jogando sem para, pessoas que matam pessoas para obter algo de valor no jogo, que de fato nao existe na vida real.
Com isso posso dizer acho muito bacana esse lado da interatividade de jogos e todo um sistema on line, pois de um jeito ou de outro estou ligado a ela!
abraço professor!

Lui von Holleben disse...

Show of ball! O video conta muitas coisas que eu não tinha idéia, tais como o número de gente que não vive sem o jogo, como as pessoas que dão grana pra serem os melhores em tal jogo. E o video também dá uma idéia geral sobre o que há por trás dos jogos eletrônicos desde a época até hoje, e como vão ficando cada vez mais interativos.

Letícia Bittencourt Silva disse...

Oii Professor,
Nossa só assim nos damos contas da grandeza da tecnologiae quanto ela evoluiu,isso é tão comum pra sociedade que não nos damos conta, e um fato é que estamos cada vez mais dependentes dela.Mais o bom é que você consegue se relacionar com pessoas de qualquer lugar no mundo.

Marcelo disse...

Muito legal esse vídeo. Mostra desde a evolução da internet e dos jogos online até como pessoas ganham a vida com isso, como o cara que hipotecou sua casa para comprar um imóvel num jogo, e rapidamente foi financeiramente recompensado.
O mundo virtual está deixando de ser uma brincadeira(ou já deixou) para se tornar uma realidade, local para investimento de empresas e de pessoas. Assim como a internet que poucas pessoas acreditavam que se tornaria, os jogos online tem tudo para seguir o mesmo caminho.

Abraço!

Alexandre M. de Borba Rosa disse...

É realmente impressionante a evolução e a capacidade de transformação do mundo virtual, o que antes era tratado como entretenimento,diversão e um mundo surreal, esta cada vez mais perto do mundo real.Até uns 5 anos atrás nunca imaginei que uma pessoa chegasse ao ponto de gastar seu dinheiro real no mundo virtual, e hoje em dia isso é muito comum, inclusive conheço pessoas que fazem isso.
O mais fascinante de tudo isso é a interatividade, a oportunidade de você jogar,conversar, se relacionar, tudo em tempo real.Pra quem gosta, os jogos onlines são realmente um vício, e a chance de você tornar isso uma fonte de renda, ou até mesmo um emprego é algo que sem dúvida vai mudar o conceito de muitas pessoas que tem preconceito ou alguma discriminação quanto aos jogos e aos jogadores.
Hoje em dia o cara que não esta conectado com todas essas novidades se torna um excluído da sociedade, a internet é uma ferramente que de minutos em minutos nos bombardeia com milhares de notícias, e apenas um dia sem fazer parte deste mundo já o deixa perdido com relação a informações e notícias do mundo inteiro.Já se pode dizer que uma parte da economia gira em torno da internet e de games onlines.

Luiz Fernando disse...

A maior preocupação dessas novas tecnologias de entretenimento é saber que as gerações dos nossos pais e avós não vejam isso como uma convergência para o futuro. Simplesmente acham que jogar é sinônimo de se viciar. E isso é condenado ainda hoje. E realmente hoje muitas vezes se deixamos de se fazer um encontro pessoal para completar uma missão num jogo online.


Abraços, Luiz Fernando da Silva

Anônimo disse...

Filipi R. de Souza


E ai professor tudo certinho.
Então o vídeo é show, então eu ja tinha ouvi falar desse mundo virtual onde as pessoas ganham a vida criando jogos e até mesmo jogando eles em campeonatos e tal.
O vídeo mostra bem a evolução da internet e dos jogos, um meio de as pessoas se relacionarem com outras mesmo sem verem e sentirem fisicamente, essa interatividade é muito show mesmo até pelo fato de eu já saber que pessoas ganham a vida assim fico muito impressionado com o que o vídeo mostra.
Muito bom mesmo
Abraçoos

Douglas Bueno disse...

Muitooo bom esse documentário professor... tinha coisa ai que eu não fazia ideia... só q o mas massa é poder comparar os jogos de cerca de 15 anos atras com os de hj em dia..ai podemos notar a grande diferença da tecnologia... bacana saber tbm sobre os investimentos que algumas pessoas fazem...poder ver atraves desse video algo mais sobre o PROFISSIONAL de video games...de como conquistou lugar no mercado e como tem crescido cada vez mais!

é isso aii, abraço, Douglas Bueno

Elaine Borges disse...

Olá professorrr
O vídeo apresentado a era do vídeo game é muito bom... Realmente fiquei surpresa com a existência da mídia desde século passado, muito interessante saber que desde a década de 50 a internet já era um meio de abordagem entre as pessoas, mas de uma forma totalmente diferente, apenas usada para uma rede de sobrevivência na guerra nuclear... Pois bem, realmente foi a partir da década de 90 que houve uma explosão na área de comunicação em relação aos games online. É incrível como existem pessoas que passam horas em frente a uma maquina jogando, mas através dessa tecnologia pessoas do mundo inteiro pode se comunicar umas com as outras. Entretanto sabemos que o vídeo game, não são apenas jogos online, hoje em dia já servem de trabalho, que proporciona uma renda muito alta, sem contar que podemos vender adquirir imóveis e criar historias complexas. O publico que joga, já não tem mais idade, vêm desde crianças, adolescentes e adultos. Porem, não deve se esquecer como é assustador, o quanto esses jogos podem interferir na vida de uma criança, levando algumas á morte; tudo tem que ter um limite, os jogos são bons e interessantes, desde que as pessoas não se esquecem do mundo que existe em sua volta... Concerteza a tecnologia ainda tem muito a nos proporcionar, estou também aguardando para ver suas novas invenções, porque não posso esquecer que faço uso desse produto o videogame.
Beijos até a próxima aula

Futebol Amador de Floripa disse...

Muito legal ver que os jogos tem se desenvolvido de uma maneira significante nos últimos tempos. Cada um com seus gráficos e objetivos diferentes, isso atrai muito o público. Vejo que os criadores tem um lucro considerável , levando em conta os jogos que envolvem dinheiro de verdade e tal..aumentando minha vontade de um dia , quem sabe..criar um !
E sem falar na variedade de gêneros , cada tipo de pessoa se identifica com um , abrindo um leque de opções para aqueles que gostam de um bom entretenimento!
Adorei o vídeo e me mostrou muita coisa que eu não sabia.

Anônimo disse...

Muito interessante o video, é bom ver como a tecnologia dos jogos se desenvolveu durante o tempo e o que ela é hoje.

Cyndi Alves

Anônimo disse...

da hora professor.. gustavo nunes