sexta-feira, 18 de abril de 2008

AULA 7 - A informação digital: software, sistemas operacionais e aplicativos

Alunos,

A aula de hoje aborda o tema "software". Discutiremos esse conceito, estendido para "sistema operacional" e "aplicativos".

O material para esta aula encontra-se no xerox, capítulos 13 e 14.

até a aula!

7 comentários:

Laura disse...

Olá Daniel!
Achei muito interessante a última aula, porém com bastante conteúdo mesmo!!! Mas acredito termos os quatro anos de faculdade para irmos nos familiarizando com os termos e nos aprofundando naqueles que forem mais direta e praticamente ligados a nossa escolha profissional.
Gostaria de pedir uma explicação a respeito do tão usado termo "cookies" na internet. O q são? Onde encontrá-los? Para q servem? Pq devemos cuidar deles?
Enfim, era isso.
Obrigada!
Abraço e até a próxima aula!

Daniel Boppré disse...

Oi Laura,

Cookie é o nome para um tipo de arquivo que consegue intermediar informações entre o site (browser) e o servidor(banco de dados), armazenando informações importantes, como carregar personalizações da página, ou memorizar procedimentos dentro de sites, por exemplo.

Na janela do Internet explorer, em ferramentas>opções da internet>aba geral>arquivos de internet temporário você tem a opção de apagá-los. Podemos falar mais sobre cookies na aula, é um bom tema sobre arquivos.

Você pode achar os cookies em C:\Documents and Settings\Users\Cookies

Maria Teresa De Bastiani disse...

Olá Prof. Daniel.

As últimas aulas foram de grande aprendizado pra mim. Tenho aprendido muito com elas.
Toda esa parte física do computador, o hardware, nunca tinha estudado. E sabia mto pouco sobre software, so e aplicativos. Aos poucos estou pegando o jeito da coisa...hehehehe

Ansiosa para próxima aula.

Abraço e até sexta! ^^

Anônimo disse...

Marcelo Klein

estou gostando das aulas,relembrando coisas q ja sabia, e vendo coisas novas.

Anônimo disse...

Olá Professor!!!

Gostei bastante da última aula....Foi de grande importância entender sobre software e hardware....
Eu havia estudado sobre hardware e software há muito tempo atrás, mas não lembrava mais nada..
Confesso que ainda estão meio confusos esses termos técnicos,mas acredito que aos poucos vou me acostumando.

Anônimo disse...

Oi Turma da Mídia
Acho que seria difícil para vocês imaginar como seria fazer o curso de Mídia Eletrônica, sem PCs, CD-ROM, DVDs, Pen-Drive, impressoras a lazer, notebooks, etc. Quando iniciei o curso de Ciência da Computação, na UFSC, tudo isso era futuro. Como era, então, na minha época? Pesquisando sites sobre a história da informática, me deparei com o título “Museu da Informática”. Entrei no site e lá estava ele, o Cartão Magnético, meu velho amigo. O saudosismo é grande, quando me lembro das “ perfuradoras”, com aquele barulhinho característico perfurando os cartões de papelão. Mas, quando um deck (pilha) de cartões de um longo programa caia no chão, o sentimento era quase o mesmo, que hoje, perder o acesso a um HD, ou ter problemas de leitura em um CD ou DVD. Com algumas horas, como num quebra cabeças, tudo estava em ordem novamente. As condições tecnológicas da época causavam problemas que, no mínimo, soam estranhos hoje. Desenvolver um sistema informatizado, com o arquivo gravado em fita cassete e o programa, perfurado em uma fita de papel, não era fácil. Isto quando, ás vezes sem perceber, estávamos com a fita na mão, lendo os furinhos para ver se havia algum erro no programa. A forma de programar nos anos 70 era imbatível no quesito complicação. Os programas eram escritos nos cartões perfurados, e depois compilados, uma operação que testava-os antes de começarem a funcionar nos grandes computadores. Às vezes, um simples erro determinava que toda uma parte do programa fosse refeita, em um trabalho de dias. Os melhores computadores da época tinham uma memória RAM de no máximo 512 kilobytes. Eram utilizados discos removíveis com no máximo 200 megabytes de memória. Os mainframes, como eram chamados, eram gigantescos, e ocupavam cerca de 30 metros quadrados em uma sala.
Na UFSC, comecei trabalhando com o IBM360-40 (256K de memória principal, 28 megabytes em discos magnético e quatro unidades de fita, duas leitoras de cartão e duas impressoras) e depois, a universidade adquiriu, o IBM 4341, com 2 megabytes de memória. Não havia comunicação eficiente entre os mainframes. As conexões eram lentas e extremamente caras. As linguagem de programação da moda eram o Cobol.
Hoje, o computador tornou-se uma ferramenta de trabalho universal, realizando em segundos, tarefas difíceis de acreditar. Como viver sem a internet? Impossível. Ela é uma fonte de informações sem igual. Em algumas coisas a minha geração foi melhor, mas hoje, em termos de tecnologia, não se pode comparar. Vocês tem o mundo em suas mãos. Portanto, aproveitem.
Super beijão para todos.
Mariza

Anônimo disse...

Sempre dá para aprender alguma coisa nova, principalmente quando estudamos os primórdios da computação.