quarta-feira, 22 de abril de 2009

AULA 7 - A informação digital: Internet e socialização em rede

Salve calouros,

De volta às nossas aulas, falaremos um pouco sobre a principal função da Internet - socialização em rede. Metade da aula será dedicada à pesquisa na web para aprofundarmos este assunto. Vocês seguirão minhas instruções em aula e postarão seus comentários neste post, valendo nota para a avaliação do Blog.

Para fechar a parte de hardware e evolução dos computadores e da informática, seguem os vídeos:












até a aula

14 comentários:

dj Bira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
dj Bira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
dj Bira disse...

As pessoas que tem acesso a internet estão cada dia mais conectados com a interligência coletiva muitos falam que há eu nao to conectado com pessoas, então quer dizer que pesquisar em internet e ver noticias não é está conectado a pessoas? Ler uma simples noticia já é está conectado com pessoas e o mundo, todos conhecimentos possiveis e todas as pessoas todos os grupos de discursões. So que não existe so internet, porque voce está conectado em radios, tvs e outros meios de comunicação.

Ja a ideia de Pierre Lévy diz o importante é ver o indice de pessoas plugadas. A internet tem apenas 10 anos de existencia sem ela também a gente não teria chegado a onde nos estamos com a informatica e com os meios de comunicação, como sites de relacionamentos e integração de fazer novas amizades!!!

http://www.urisan.tche.br/~dfrancis/pierrelv.htm
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/esp_a.php?t=001

Toca aqui:
Peitinhu!!!

PEDRO NEVES VIEIRA disse...

O que entendi ou pelo menos acho que entendi... é que novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas na tecnologia e na informática. As relações entre os homens,trabalho e da inteligência dependem de escrita,leitura,visão,audição, criação, aprendizagem são capturados por uma informática cada vez mais avançada.Não conseguimos fazer nenhuma pesquisa cientifica por exemplo sem um computador ou algo semelhante, ou seja dependemos cada vez mais da interatividade.


acho q é issu...
abraço

Cauê Saut Zanini disse...

Pelo que eu pude entender sobre Inteligência coletiva é o modo que as pessoas se comunicam, se relacionam, uma linguagem que é utilizada para que elas se entendam (coisas, expressões físicas, signos e cognição) .

Edu Rios disse...

A inteligência coletiva para mim é uma consequencia da internet, a chamada internet 2.0 aonde existe a interatividade no sentido de coletividade, procurando aproximar as pessoas e trocar conhecimento e informações;
possui uma tendência de ser cada vez mais diversificada e com conteúdo para atender as necessidades mais peculiares.
Segundo o pensador francês Pierry Lévy, a inteligência coletiva pode ser dividida em inteligência técnica, conceitual e emocional.A inteligência técnica se realiza através do mundo concreto e dos objetos, como a engenharia.A inteligência conceitual se relaciona ao conhecimento abstrato e não ocorre sobre a materialidade física, como as artes e a matemática.

Eduardo Rios P.

Karen disse...

http://webinsider.uol.com.br/index.php/2002/09/09/a-inteligencia-coletiva-segundo-pierre-levy/

http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/123/40/


A inteligencia coletiva é as inumeras informações e conteudos que as pessoas entre elas, ouseja, em grupos podem adquirir.


claro de uma forma bem resumida!
bjooo galera!

Dezza e Sérgio disse...

http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/123/40/

http://webinsider.uol.com.br/index.php/2002/09/09/a-inteligencia-coletiva-segundo-pierre-levy/

Hoje todos nós temos a necessidade de nos comunicarmos, trocar idéias e interagir uns com os outros. Pra isso precisamos de equipamentos de informatica. Unindo nossa inteligência e a utilizacao das maquinas nos mantemos atualizados e bem informados.

Interdimensão disse...

http://www.abordo.com.br/sat/res02_gus.htm

Uma inteligência distribuída por toda parte, recombinar e levar conhecimento,o nome já diz... coletiva todos nós, informação gerada transmutada, recombinada até chegar e uma idéia onde mutuamente adquirimos conhecimento.

Hudson Martins

Anônimo disse...

Quanto mais pessoas trocando informação, mais facil fica os debates...

Simone

Anônimo disse...

Pierre Lévi promoveu debates dos quais surgiram o conceito de inteligencia coletiva. Caracterizando uma nova linha de pensamento, baseado nas possibilidades de conexão social que a internet viabiliza. Caracteriza-se pelo uso da interatividade que dissemina os saberes globais , possibilitando que produções intelectuais não sejem exclusivas de uma pessoa ou país e sim dos coletivos que tem ascesso a internet... ou seje é aquele conhecimento e opinião compartilhado por pessoas que tem ascesso as informações globalizadas Rafael Kalikoski

Anônimo disse...

Gabriela WaRTH.,,
************
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2002/09/09/a-inteligencia-coletiva-segundo-pierre-levy/
A inteligência coletiva, resumidamente pode ser dividida em inteligência técnica, conceitual e emocional, inteligência com o mundo concreto e dos objetos, como a engenharia (coisa).,,

Anônimo disse...

Conceito Inteligencia coletiva

Fonte: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2002/09/09/a-inteligencia-coletiva-segundo-pierre-levy/

É um meio de trocar e debater, conhecimentos, seja ele tecnico, social ou cultural, onde cada um contribui com seu conteudo individual, expondo seus pensamentos, ponto de vista, independente do meio em que está localizado, utilizando de meios, como por exemplo através da internet.

Renata Q. da Silva

Anônimo disse...

é uma forma de compartilhamento de informação, de um grande processo de fusão entre outras formas de comunicação, e utilizando todos meios de inteligencia, em que as pessoas não sabem nada, mas sabem, mesmo sendo pouca coisa

Carlos Augusto S. Moraes