segunda-feira, 15 de setembro de 2008

AULA 7 - A informação digital: Princípio da Informática , evolução, representação e tipos de computador

Oi Turma

Finalmente hoje vamos iniciar nossos estudos sobre informática e ambientes digitais. Abordaremos o princípio da Informática, sua evolução, a representação binária e diferentes sistemas computacionais. A aula está um pouco teórica hoje, não menos interessante por isso.

Sobrando tempo, veremos o vídeo que fiquei de apresentar na semana passada.

- - - - - - - - - -
Atividade extra-aula: Peço que assistam o seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=UI2m5knVrvg

e espero comentários neste post, até a próxima aula, valendo nota para este blog.

até a aula

22 comentários:

[t]ai disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
165 disse...

Estamos vivendo um processo evolutivo tecnlógico. A criação do microchip pode ser considerada o ponta pé inicial de uma nova era onde vivemos mais num mundo "virtual" do que no nosso próprio mundo sem darmos conta disso. A miniaturização da tecnologia tbem facilitou o processo, hoje podemos acessar o mundo em um celular ou notebooke. O que antes parecia utópico, na nossa realidade já é possível.
Estamos rodeados de tecnologia sendo quase impossível abdicar a elas, desde o momento que escovamos os dentes com uma escova elétrica até o momento que apagamos as luzes para dormir. O processo de "forma função" do design mais o desenvolvimento e miniaturização de periféricos eletrônicos ligados a web torna cada vez mais próximo a possibilidade do homem conviver simbióticamente com as máquinas, como exemplo temos a nanotecnologia e o desenvolvimento de órgãos e tecidos artificiais.
Nos vídeos vemos o desenrolar destes processos desde a criação dos pioneiros sistemas analógicos até os atuais sistemas digitais e toda a tecnologia que os engloba e nos rodeia no nosso dia a dia. O futuro ainda é incerto mas podemos ter a certeza de que este processo é tão evolutivo e adaptável quanto os próprios seres humanos. "Deus ex Machina"

[t]ai disse...

A evolucao das tecnologias tomou conta do nosso dia-a-dia e tornou-se alem de simples "luxo", visto que eram carissimos, como pudemos ver no caso do celular. A era do video-game que virou o PS2, PSP e varias outras tecnologias que invadiram nossas nescessidades. Surgiram outras funcoes para o desenvolvimento destes objetos, como o aprimoramento deles.
Atravez do video, pude observar que a mera criacao de um pequeno objeto, no caso o microchip, teve a continuacao de mais outras formas para a tecnologia assim como um ponto de um desenho que enfim tornou-se um quadro inteiro.

"A revolução eletrônica transmutou o mundo industrial muito além do que poderia prever qualquer pensamento do sec.XX. Ainda estamos sentindo as dores do parto. Mergulhem nisso!Trabalhem com isso! Ajam de acordo! (...) Logo surgirão tecno-santos- se já não surgiram- para dissolver a pobreza de milhões com enxurradas de mercadorias e serviços bem distribuidos. As comunicações erradicarão o ódio e a dissensão enquanto as lan-houses continuam a brotar como flores por toda parte nos bairros pobres da Ásia e do Oriente. A televisão a cabo trará uma infinidade de novos programas à vastidão do mundo árabe. Até mesmo a Coréia do Norte será penetrada." [ Livro: Cântico de Sangue, Anne Rice. 2003. pág.17. Na minha opinião o personagem Lestat, apesar de dramatico e exagerado em sua citação, esta tão coerente com a real investida da tecnologia para o ser humano em seu todo. O video mostrou a decorrente evolucao dos computadores que agora nos fazem obrigatorios para quem quer fazer parte de uma sociedade avastada como a nossa.

Apenas para concluir, quebrando a barreira da escrita mais elaborada, ou mais cert: Gostei muito do video e da aula achei tudo muito legal e interessante! ;)

Anônimo disse...

Rafinha 2.0
Atualmente temos facilicade de adquirir informações, e sabemos que a cada dia que passa a tecnologia nos surpreende com algo que nos traz mas praticidade.Com a WEB 2.0 o usuário da tecnologia tem a liberdade de opnar e expor suas idéias e de criar um círculo de comunicação. Esta tecnologia gera a comunicação em massa, pois temos acesso as informações através de vários meios : Internet, revista, televisão ...
Se analisarmos a forma que vivemos, observamos um universo de facilidadaes, que provem do avanço tecnológico. A praticidade em conseguir informações e de se comunicar alterou a vida da nova geração que agora pode usufruir de muitas mandeiras diferentes da informação, não conseguimos mais se quer imagina a vida sem tantos aparelhos, os aparelhos podem ser de uso doméstico, no lazer e inclusive na área da medicina.
Concluimos que as diversas possibilidades de comunicação estão no meio em que vivemos de forma direta e sem que percebemos estamos envolvidos com a tecnologia.


Video Aula 15-09-08

A evolução da tecnologia nos surpreende a cada momento, pois aparelhos cada vez mais pequenos e com funções maiores surgem diante de nosso olhos em vitrinis de lojas. Com tanta tecnologia vinda de todos os lados, já não sabemos qual será o limite dos aparelhos e das informações, apenas sabemos que facilitou a vida da humanidade.
No video que assistimos em aula, apresentou toda a evolução da tecnologia, entre elas a do computador, telefone celular (que anteriormente era uma parelho muito maior do que o atual), câmeras fotografícas, walkmans (que atualmente possuimos o MP7) e diverssos outros produtos que usamos todos os dias.
E para concluir, todos sabemos que a tecnologia vai continuar nos surpreendendo e facilitando nossas vidas, e que os profissionais da mídia eletrônica devem estar em constantes atualizações.


Tati Nimet
www.tatifotografia.com

Bruno Guarda Cestari disse...

Como viviamos sem o celular??

Me lembro muito bem quando meu pai comprou o primeiro celular, era meados de 93 ou 94. O aparelho era enorme e pra falar custava carissimo, me lembro que agente levava o cel sempre junto mas ficava desligado, e só era usado em emergencias.

Hoje o celular ja é tecnologia passadal, os pequenos computadores que ainda levam seu nome fazem de tudo: tiram foto, mandam mensagem, tocam musica, fazem video conferencia, sintonizam canais de tv e alguns modelos servem ate pra fazer ligações.

Estamos sendo atropelados por um turbilhao de novas tecnologias, engenheiros da area dizem que cada novo aparelho eletronico leva 1 ano e meio para dobrar de tecnologia porem com o mesmo preço.

Este mercado cresce exponencialmente e a cada dia somos surpreendidos com novos utilitarios.

Mas sera que necessitamos mesmo de tudo isso que nos é oferecido?? As campanhas publicitarias estao evoluindo junto com a quantidade de produtos que antes conseguiamos viver sem. Quem, hoje em dia não tem um super celular??? E antes dele como faziamos???

Recomendo um site que conheci para que todos possam refletir tambem sobre a real necessidade de alguns eletronicos!

http://www.microsoft.com/surface/videos.html

Anônimo disse...

A tecnologia da computação a cada dia evolui mais rapidamente. Tendo iniciado a 3000 a.C. com a invenção do Ábaco e em 1958 d.C. quando obteve um grande impulso nesta ciência, com o advento do microchip. Outrora aparelhos que só eram vistos em séries tokusatsu, hoje fazem parte do nosso cotidiano e a cada segundo acompanhamos sua evolução, seja em, aparelhos celulares, players de áudio e vídeo, reunindo mais funções e em tamanhos ínfimos, podendo ser todos agregados no mesmo aparelho, podendo ser softwares, ou também em várias formas de transmissão de dados, seja em internet, TV ou rádio.
Com a chegada dessa tecnologia, que possibilita também tornar indivíduos mais “linkados” , com mais acesso a informação, e com o advento de internet móvel, acessados em qualquer lugar, por notebooks ou celulares 3G. Como em 1958, e na década de 80, com a criação de “novos” aparelhos eletrônicos, estamos vivenciando um outro grande momento na tecnologia com a web 2.0, já que a internet não é mais somente usada para acessar conteúdo pornográfico, e sim para a troca de informações, podendo ser disponibilizada e acessada com mais facilidade por usuários da rede, e também a nanotecnologia, que está associada a várias áreas, inclusive na medicina molecular, que visa regenerar tecidos humanos.
Somos uma geração acostumados com tecnologia, vemos microchips acoplados a retina que fazem até cego enxergar, cadeiras de rodas, parecidas com o do professor Xarles Xavier, que se movem com a força do pensamento, programas de emagrecimento como Photoshop ou softwares repelentes de mosquito, porém o processo evolutivo continuará, e como já existem estudos sobre a web 3.0, que teoricamente, será um modo de organizar e usufruir de maneira mais inteligente o conteúdo já disponível na rede, ainda iremos adquirir celulares com função “Personal L.H.C.”.


Alan Carvalho

Anônimo disse...

Resumindo o meu dia-a-dia

Todas as manhãs acordo com o despertar do meu celular. Antes de qualquer coisa, ligo o meu computador e só vou escovar os dentes após o mesmo estar conectado. Feita a higiene bucal, preparo o meu café rapidamente, graças ao meu parceiro microondas, companheiro das manhãs, tardes, noites e madrugadas.

Depois de adquirir todos os nutrientes necessários, volto ao laptop. Leio e-mails, acesso o Orkut, atualizo o meu blog, acesso o Orkut, abro o MSN, acesso o Orkut, vejo como foi a rodada do brasileirão na semana, acesso o Orkut e encerro as atividades matutinas no exato momento em que altero o status do meu Messenger para “Em horário de almoço”.

Como por quilo (kg), bebo suco da polpa de fruta congelada e tudo é pago através de um humilde cartão de débito, meu dinheiro eletrônico. Volto pra casa, mais precisamente para frente do computador, período que dedico à coleta de informações e execução de trabalhos extraclasse. Após algumas trocas de conteúdo, salvo tudo no Pen Drive e desligo o meu computador, pois o início da aula se aproxima.

Pego o ônibus na frente de casa, cujo passe depende dos créditos do meu cartão magnético. No caminho, aproveito para escutar minhas músicas preferidas no MP3. Após a aula, retorno para o meu lar, ligo novamente o meu computador, e ao mesmo tempo em que degusto um miojo, assisto vídeos no YouTube, acesso o Orkut, atualizo o meu blog, acesso o Orkut, abro o MSN, acesso o Orkut, posto comentários cheios de cultura no blog da infocom, e encerro mais uma jornada dando uma última espiadela no Orkut.

Moral da história: Diego 2.0, moreno, aproximadamente 1m76, gaúcho, 20 anos, estudante de Mídia Eletrônica na Assesc é uma pessoa normal! Faz parte da geração “C”, nasceu em meio ao boom tecnológico e trata esta grande revolução como algo que já faz parte do seu cotidiano, trazendo comodidade a sua vida.

Talvez os conservadores não vejam serventia alguma para pessoas como eu. Mas, ao mesmo tempo em que eles me chamam de “retardado”, eu os chamo de “quadrados”, um conflito de gerações que sempre irá existir. Por um lado isto é bom, pois muitos destes conflitos foram os estopins para discussões geradoras de grandes estudos, possibilitando avanços tecnológicos.

Como explica a revista Time, “[...], a Web mundial tornou-se um instrumento que reúne pequenas contribuições de milhões de pessoas e as torna importantes”, sendo assim, me considero um colaborador do mundo moderno.

Anônimo disse...

Desde os anos 80 as pessoas foram fascinadas pelo avanço da tecnologia e pelas mudanças que a mesma nos vem trazendo nesse crescente desenvolvimento.
As máquinas, que está em constante atualização, já se tornou necessidade humana, indispensável até mesmo para as crianças que recebem papéis de exercícios em sala de aula dados pelo professor que esteve frente à um computador minutos atrás.
A interatividade entre ''seres-máquinas'' se torna possível, fazendo do indivíduo mais que um mero espectador, um participante, assim esse mundo de colaboração se torna mais interessante que o mundo apenas do entretenimento.
Com o surgimento de máquinas cada vez mais modernas, a tecnologia vem se tornando mais acessível com o passar do tempo, já que o valor das mercadorias é de inverso vetor que o número crescente de invençôes.
O conforto oferecido tanto pelas grandes como pelas pequenas máquinas pode ser ''sinônimo'' de acomodação, e com isso vem o distanciamento do simples esforço que se deve ter para sair do meio insensível para o meio comum, ou seja o da boa e velha conversa que não pede nada mais que presença e dedicação por parte dos homens frenéticos.
Portanto a revolução tecnológica nos é conveniente se não nos perdemos das nossas origens, não esquecermos o almoço em família, o aniversário dos amigos, as festas folclóricas, as construções antigas no centro, e entre outras coisas sobretudo o verdadeiro sentido da vida.

Anônimo disse...

A tecnologia tornou-se necessaria em nossa vida moderna. a automatizaçao de processos artisticos, a substituiçao do cerebro humano por um microprocessador acelera os processos de produçao e facilita nosso cotidiano. Hoje em dia trabalhamos para sustentar a tecnologia, muitos de nos gastam mais dinheiro em tecnologia do que em alimentos para suprir as necessidades diarias do nosso corpo. Suprir a nossa mente com novas tecnologias e inovaçoes virou uma bola de neve formada por cabos USB.

juliano schwarz

Giovanna Meyer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Giovanna Meyer disse...

Como sou uma pessoa nascida na geração "C" nem sei questionar sobre a tecnologia, pq nunca experimentei a vida sem ela, sem net, sem tv a cabo, sem microondas ou até mesmo sem o celular, que pra mim é um dos principais filhos da tecnologia,não consigo viver sem.
O mundo "comum" virou mundo digitalizado,as pessoas não se sentem mais sozinhas pois a rede não mais interliga apenas computadores,mas sim pessoas, nós manipulamos o pc nos tornando assim máquinas.
Podemos abrir a boca para o mundo,temos o poder da comunicação em nossas mãos,reclamamos, negociamos,compramos,vendemos e colaboramos através da internet.
As empresas por exemplo, não podem mais desconsiderar a massa de internautas,e nem nos enganar tão facilmente pois estamos ligados e interligados 24hrs e consequemente somos pessoas muito mais informadas.

Priscila Rodrigues disse...

Acredito que o Rafinha seja um de nós, sim. Talvez na época em que nascemos não fomos inseridos diretamente nesse sistema digital, mas o fato é que hoje já fazemos parte dele, e em muitos casos sem perceber, pode-se ter a prova do quanto ficamos desesperados, quando por algum motivo a rede falha por 5 minutos.
Mas esse processo evolutivo é tão natural, e a dinâmica da interação desliza tão fluentemente que nem nos damos conta do emaranhado de tecnologia que nos cerca, todos os dias, o tempo todo.
E se soubermos usufruir com inteligência, essa evolução só nos dara uma manzinha nos processos cotidianos - pesquisa, informação, comunicação, interatividade, diversão, comodidade...
Embora muitos ainda se perguntem se tudo isso é bom, é inegável as inúmeras formas e vantagens de aproveitar, gerar, absorver e movimentar as idéias no mundo.

Hoje saiu uma pesquisa no "Acontecendo Aqui", sobre Web 2.0 nas agências, e a credibilidade que os clientes exigem desse "produto" pelos seus fornecedores. Compartilho com vocês:
http://www.acontecendoaqui.com.br/index.asp?dep=2&pg=15157

Tayna disse...

Hoje em dia temos a faca e o queijo na mão,só muitos não sabe utilizar o tem!
Os avanços da tecnologia, o alavanque da era informática superou todas as nossas expectativas, tumultuando o mundo.
Naquela época, a tecnologia era de pouco acesso, quase não se ouvia falar em celular, computador, e nunca tinha s ouvido falar em internet, celular com TV...E toda nossa tecnologia atual!!!

Hoje em dia o que é um celular, o que é um computador? Não é nada diante dos grandes avanços que vem por ai!!!

AGORA, SERA QUE TUDO ISSO MESMO É NECESSARIO DIANTE DE TANTA FOME NO MUNDO???
10 BILHÕES PARA REPRODUÇÃO DO BIG BANG E METADE DA AFRICA PASSANDO FOME!?????

Vitor Miranda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Os dois filmes contam a trajetória da evolução eletrônica em suas respectivas épocas. Sendo que nos anos 80 a tecnologia deu um salto no meio pessoal e profissional, e isto, formou uma verdadeira revolução. No filme "rafinha 2.0", a evolução tecnológica acompanha a trajetória da vida das pessoas nascidas nos anos 80, então para elas nao ocorre nenhuma revolução,pois este meio informatizado já vem desde o berço, e torna-se normal. Antes ter um computador era algo para pessoas ricas, hoje não ter um computador é algo para poucos. É dificil andar na rua e não ver pessoas falando ao celular, isto nos torna parte do mundo da tecnológico.


Vitor Miranda

Thiago Guedert disse...

Através dos tempos, o ser humano vem desenvolvendo sua tecnologia para facilitar sua vida.Desde os tempos antigos, é notavel a busca da humanidade por essa comodidade, que impulsinou o homem a desenvolver mecanismos e equipamentos para lhe trazer conforto.A cada dia que passa algo é descoberto ou aperfeiçoado, podemos chamar isso de avanço tecnologico. O ser humano nunca esta satisfeito, e por isso temos um grande desenvolvimento tecnologico, que a cada dia que passa ficam mais presentes na nossa vida, seja no computador usando da internet para se informar ou o celular para se comunicar,estamos cada vez mais interados e podemos ver que a informaçao esta ficando mais acessivel a todos e isso é algo muito bom.

Thiago Guedert disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Nas últimas décadas nossa variedade de escolhas se multiplicaram graças a evolução da tecnologia.Estamos interligados uns com os outros e consequentemente com o mundo todo.A tecnologia, a ciência,a globalização e toda transformação dos meios, nos proporciona toneladas de informações,e estas podem ser obtidas a qualquer momento e da maneira que nos convém.
Acredito que hoje,as informações estão mais fáceis de serem acessadas,porém as pessoas estão cada vez mais exigentes e esclarecidas fazendo com q a tecnologia se acelere ainda mais e de maneira constante.Esta corrida tecnológica sem dúvidas nos proporciona eficiência e comodidade em nosso cotidiano,e se pensarmos e levarmos em consideração a praticidade e o conhecimento,esta corrida torna-se essencial

Thayse disse...

Falar sobre o mundo sem tecnologia para nós,
filhos da geração "C" é algo um tanto complicado.
Vivemos rodeados de tecnologia
desde o primeiro minuto de nossas vidas,
sendo que essa quantidade de informações tecnológicas
só vem aumentando a cada momento.
Diria que já possuímos cérebros digitais,
A internet por exemplo já surgiu revolucionando a vida de muitos,
mesmo sem entender sobre o que realmente era o mundo virtual
nos arriscamos a mergulhar nele sem dúvida que seria um experiência
que daria certo.
Hoje tomando o lugar de muitas mídias,
como a tv, jornais, revistas, a tão bem sucedida internet,
é considerada uma divisora de épocas,
há quem já utilize os termos
A.I. (pessoas nascidas antes da internet)
e D.I. (depois da internet)
deixando bem claro "distância" existente entre esses dois grupos
que apesar de viverem no mesmo mundo,
na maioria das vezes até sob o mesmo teto,
levam a vida de forma totalmente diferente.
E ainda há os meio termos,
aqueles que normalmente encontramos após a faculdade e um dia
cansativo de trabaho, os nossos pais, pois foram eles
que nasceram em uma época onde os cérebros ainda eram digitais,
a técnologia mal tinha desabrochado,
foram eles que observaram
todo esse "boom" do lado de fora,
com algumas participações especiais é claro,
foram eles que ficaram deslumbrados ao ver a praticidade
do hoje tão zoado "tijorolla"
porém não vão ser eles quem verão onde tudo isso irá parar,
e nem nós.

Anônimo disse...

Ouso crer que as imagens representadas no vídeo Rafinha 2.0 não eram vistas há alguns anos atrás, já que o desenvolvimento tecnológico é um processo oriundo da história recente.
Esta nova realidade reflete o processo de globalização e inovação tecnológica que vem emergindo de maneira exponencial.
O desenvolvimento tecnológico conduz a uma significativa alteração nos costumes de todos que já tem acesso ao mundo digital, vez que contribui para a execução de inúmeras tarefas do cotidiano.
O acesso a informação é, outrossim, relevante conseqüência de toda revolução tecnológica que estamos vivenciando.
Enfim, são inúmeros os benefícios advindos de todo o processo tecnológico, os quais estão presentes e facilitam nosso dia-a-dia . Assim, por mais recente e atual que seja a revolução tecnológica, o que se pode afirmar com segurança é que este referido processo permanecerá sendo notícia pelos próximos anos.

Anônimo disse...

Seria impossivel imaginar viver sem poder ligar o som ao acordar, ou a tv para dormir. Quem ja nasceu em meio a tecnologia, nao imaginaria viver sem ela.
A evolução da tecnologia proporcionou a "Geração C" uma vida mais previlegiada, cheia de confortos. É importante saber a tecnologia em seu favor, pois ela esta a disposição e atraves dela nos inserimos no mundo globalizado, assim compartilhamos e adquirimos conhecimento.
Nos videos podemos ver a evolução dos eletronicos, desde a criação dos aparelhos analogicos até a era digital. Ainda é incerto o futuro da tecnologia, mas a certeza é que continuará nos acompanhando e se tornando algo cada vez mais essencial em nossa vida.



Mariane Petroski

Mari Petroski disse...

Seria impossivel imaginar viver sem poder ligar o som ao acordar, ou a tv para dormir. Quem ja nasceu em meio a tecnologia, nao imaginaria viver sem ela.
A evolução da tecnologia proporcionou a "Geração C" uma vida mais previlegiada, cheia de confortos. É importante saber usar a tecnologia em seu favor, pois ela esta a disposição e atraves dela nos inserimos no mundo globalizado, assim compartilhamos e adquirimos conhecimento.
Nos videos podemos ver a evolução dos eletronicos, desde a criação dos aparelhos analogicos até a era digital. Ainda é incerto o futuro da tecnologia, mas a certeza é que continuará nos acompanhando e se tornando algo cada vez mais essencial em nossa vida.



Mariane Petroski