sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Bem-Vindos à disciplina!

Salve Calouros!

Hoje teremos nossa primeira aula, onde apresentarei toda a proposta de ensino para esta disciplina.

Discutiremos a ementa e o plano de ensino, bem como detalhes do conteúdo. Este blog faz parte das estratégias, e será uma ferramenta importante para ampliação dos debates e conhecimentos adquiridos em sala de aula.

A participação de vcs neste blog vale ponto na média, portanto sintam-se encorajados a trocarem informações entre si através deste espaço. Afinal, é uma das maneiras mais populares e simples de utilizar a Informática para a Comunicação...!

Como primeira atividade, peço que postem comentários a respeito dessa primeira aula, bem como sobre o que vcs entendem por "Informática na Comunicação". Será importante para que, ao final dessa disciplina seja possível avaliar a evolução e o aprendizado.

abs e até a aula!


obs.: aproveitem para "fuçar" os posts das turmas passadas, para ter uma idéia do andamento da disciplina, lembrando que a cada semestre eu melhoro um pouco a ementa. Eu considero que a participação das turmas passadas poderia ser maior e melhor. Agora é com vcs!

18 comentários:

Anônimo disse...

Ansiosa!

Anônimo disse...

Creio que está disciplina será mto importante, particularmente para mim. Porque,não tenho um conhecimento mto vasto de informática, internet e afins.
Estou ansiosa para conhecer mais desse "novo" mundo.

Anônimo disse...

Olá!!!

Quanto à aula, achei muito interessante e importante para um profissional de mídia eletrônica. Gosto bastante da maneira como você conduz a aula e do estímulo que você dá à leitura.
Quanto à informática na comunicação, ainda não entendo muito, mas tenho certeza que em pouco tempo vou me aprimorar neste assunto. Principalmente por ter gostado da aula e por estar com muita vontade de ler os livros indicados.
Por enquanto, tenho em mente que a informática é indispensável à comunicação. Isto traz certa insegurança para alguns profissionais, que nas suas profissões não atualizam seus trabalhos e aos poucos vão sendo excluídos da sociedade, que está casa vez mais utilizando meios digitais para se comunicar. Estes profissionais têm que aprender a utilizar a informática/tecnologia a seu favor, ao invés de se excluírem.
Como Benjamim Flanklin já dizia, “quando você pára de promover mudanças, você está acabado”*.

* P.10. BRIGGS, Mark. Jornalismo 2.0 – como sobreviver e prosperar. Carlos Castilho (trad.).


Abraços e até a próxima aula!!!

Anônimo disse...

Fala professor, passando só pra relembra os "velhos" tempos de informática na comunicação!

Anônimo disse...

Quase esqueci ;P

Boa sorte aos novos calouros, espero que gostem do curso tanto quanto eu =)

Laura disse...

Oi gente!
Sobre a aula, achei bastante motivadora e considero ótimo você, Daniel, nos situar de tudo o que abrange a mídia eletrônica, todas as nossas possibilidades: dá vontade de sair lendo e fazendo tudo pra ontem, mesmo! Concordo com a Rafaela, pois também fiquei puxada a ler os livros e você está de parabéns por incentivar-nos a ler! Adorei a aula! Mas quanto ao assunto papel/utilidade da informática na comunicação, ainda não tenho opinião formada e fundamentos sólidos para expor. Penso que realmente esta “fusão de mundos” está acontecendo e de forma muito rápida: é constatável, qualquer um vê à sua volta. E isso (q está apenas começando!) vai gerar uma demanda enorme de profissionais que a entendam, dominem, saibam pensar e atuar dentro dessa nova perspectiva. Logo, a informática e o uso adequado do computador se tornam ferramentas imprescindíveis de inserção para nós, futuros profissionais da mídia eletrônica. Não domino muito bem o assunto, mas creio que com meu empenho, com as suas aulas dinâmicas e leituras indicadas vai ser tranqüilo.
Abraços a todos e até mais!!!

marcelo klein disse...

gostei muito da aula,e concerteza sera uma das disciplinas mais importante do curso.Por enquanto nao tenho uma opiniao (tecnica)formada, mas sei plenamente da sua importancia para com a comunicaçao,como sua praticidade e rapidez em transmitila ao mundo.

marcelo klein disse...

desculpe o erro (com certeza)

Anônimo disse...

A aula foi bem interessante. Você não parou de falar um momento! rs
Admirável a sua paixão pelo assunto. Acredito que as próximas serão mais interativas e práticas tendo em vista que essa primeira aula foi uma "visão geral da disciplina", muito bem exposta por sinal. O único problema da disciplina é ela ser sexta-feira a noite...rs...mas amanhã estaremos presente!

Anônimo disse...

Acredito que a informática está sendo usada na maioria dos veículos de comunicação, e com certeza faremos parte desse universo. Aliás, já fazemos. Aforei a primeira aula e estou ansiosa para as próximas.

Anônimo disse...

Oiiii!
Naum tneho mto conhecimento de informática, só o básico mesmo, mas gostei mto da aula e acredito q vou aprender mto.
Quanto a minha opinião, não domino mto o assunto, mas vejo como o mundo hoje gira ao redor da internet, e como q comunicação está cada vez mais presente aqui. Conversamos através de e-mails, fazemos amizades através dos sites de relacionamento, nos atualizamos atráves de jornais on line. Mas ainda há mto a ser descoberto, e cabe a nós, futuros profissionais e aos já atuantes, continuarmos estudando e nos aperfeiçoando para desenvolvermos tudo com responsabilidade e descobrirmos novas tecnologias, já que é uma área com avanço mto rápido.
(entendi certo a pergunta?)
Também estou ansiosa pelas próxmas aulas!

Anônimo disse...

Olá Prof. Daniel

Gostei do primeiro dia aula. Acho que foi bem esclarecedora nos deixando bem claro o que será ministrado durante o semestre.
A interação com os alunos também foi boa e o ambiente, no laboratório, é ótimo.
Quanto a questão da informática na comunicação, penso que há um progresso cada vez maior das tecnologias de informação e comunicação. Embora a imprensa, rádio e TV tenham um papel importante na informação, é na internet que as pessoas se comunicam de forma mais interativa. É o espaço que oferece a informação de maneira mais instantânea, e está mudando a sociedade.Com a informática podemos trocar informações e interagir com o mundo.

Anônimo disse...

Primeira aula, foi fundamental para entendermos um pouco o andamento do curso ao longo desse semestre, bom saber que existem alguns professores formados na própria assesc, pois vocês já estiveram no nosso lugar um dia. hehehe
Estou curioso no que nos espera ao longo do curso.

Abraço e até mais tarde.

Anônimo disse...

Apesar de eu ter faltado a aula, estou muito ansioso o que eu vou aprender com essa " materia ". Com certeza sera algo muito produtivo para todos nóis. Como nao tenho muito argumento do que falar sobre, entao boa sorte para mim mesmo, hehehehe.

Abraço

Anônimo disse...

e ai professor! ;D

xmaxy = Bruno do Nascimento!

Sobre a aula, eu achei legal afinal com essa matéria nos facilita a descobrir realmente o que você tem mais facilidade com a tal coisa, principalmente pra galera que ainda tá na duvida do que seguir, se é mais pro lado do audio, video, imagem ou até mesmo abranger todos esses.
Outra coisa também que é essencial para uma primeira aula é mostrar o plano de ensino.
e eu constatei que sem sombra de dúvida será uma, senão A materia mais importante da primeira fase. Pois ela "puxa" o desempenho de todas as outras.

É NOIS AE PROFESSOR! ;D \o/

Anônimo disse...

muito boa a aula espero q continue cada vez melhor, como nao tenho um grande connhecimendo na area espero o melhor... boa aula a todos

Anônimo disse...

Estou chegando agora. Espero aprender muito.

Anônimo disse...

nossa isso mudou a minha vida não vou nem conseguir domir depois desses comentarios de vcs nossa vou ate chorrar affs...