segunda-feira, 18 de junho de 2007

AULA 15 - Revisão para a prova + pesquisa para trabalho

Pessoal,

Com os contratempos das últimas aulas (prova institucional, avaliação institucional) precisaremos modificar nossas últimas aulas. Hoje faremos uma revisão para a prova da próxima segunda.

Não conseguiremos produzir o multimídia em Powerpoint, por isso a nota deste trabalho será substituida por uma resenha (individual) sobre o tema "Multimídia", com pelo menos 2 folhas digitadas em Times New Roman fonte 12 e espaçamento duplo. Valerá 2 pontos na média, atenção!

Além da revisão, quem quiser começar este trabalho poderá fazê-lo em sala de aula. Aproveitem também para postar suas últimas considerações neste blog. Quero de cada um uma avaliação pessoal sobre o desempenho na disciplina, o que aprendeu, o que poderia aprender, o quanto acha q participou no blog, etc. Este post final é indispensável para que eu possa fechar a nota de participação de vocês no blog.

24 comentários:

Daniel Milrad disse...

Boa tarde..
Poxa, quando eu cheguei a perceber que estamos no final da 1 fase, parece coisa de louco.Passou muito rápido e certamente as aulas de segunda foram as mais atrativas na minha visão, por serem mais ligadas ao tema do curso e por " colocarmos a mão na massa " O único ponto negativo que eu vi foi a deficiência em números de computadores se tivesse um para cada tenho certeza que o rendimento da turma seria melhor.
Vale ressaltar que a visita ao estúdio de fotografia foi algo inovador na vida de todos fazendo agente ter uma visão mais realista de como as propagandas são no making-off.
Pena que esta acabando, mas tudo na vida tem seu fim.. mas espero poder ter mais disciplinas com você prof que até fora das aulas via orkut me deu umas dicas que foram muito úteis, valeu.

Daniel

Anônimo disse...

Então professor, achei este vídeo na internet e achei muito interessante, pois mostra o futuro da mídia:

http://ideiavirtual.blogspot.com/2007/06/prometeus-revoluo-da-mdia.html

Anônimo disse...

http://ideiavirtual.blogspot.com
/2007/06/prometeus-revoluo-da-mdia.html

o blogger cortou o link, então é só juntar as duas partes,

ou acessar
http://ideiavirtual.blogspot.com

Bom, nó próximo comentário coloco minha opinião
abraço

Anônimo disse...

Brilhantes aulas, interessantes, bem explicadas e o professor demonstra preocupação com o conteúdo.
A única preocupação que tenho é a da falta de computadores para as aulas práticas, mas independente dá para agregar muito conhecimento.
O Blog é extremamente interessante é uma direção para quem se interessa, uma boa bússola.
Valeu Daniel!

Obrigada!

Anônimo disse...

Muito importante para nossa formação essa disciplina abriu minha mente sobre como a Mídia é grande e ocupa muito bem o seu papel, sendo ele muito espaçoso.
Aprendi muitas coisas que não sabia nas aulas, sobre programas que serão usados, e sobre a mídia mais profundamente.
Acho que o ponto negativo foram as faltas de aulas, e o aprofundamento sobre o aprendizado dentro dos programas mais usados, principalmente para quem nunca teve acesso a esses programas, pode-se dizer que fica essa dificuldade.

Anônimo disse...

....apesar de eu acompanhar sempre os posts do blog e não comentar, aí em cima está meu primeiro e importantiSSimo comentario.

Anônimo disse...

Daniel!


Este comentário que está sem nome é da Martha, okkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Martha

Anônimo disse...

E ai daniel blz, apesar das aulas perdidas por palestras, greves e provas o semestre foi bem interessante. A visita ao estudio fotografico foi mais interessante ainda, deu a todos uma visão mais calra de uma das areas nas quais o curso de midia eletronica atua, parece que foi ontem que as aulas começaram.
obs: daniel no inicio das aulas achei você meio inseguro a frente da turma por ser o primeiro semestre como professor, mas com o passar das aulas e insegurança foi sumindo. continue assim percebi que voce tem muito a mostrar!!!!
que venha o segundo semestre.
marlon

Anônimo disse...

Olá Daniel,
O blog é uma ferramenta bem importante, pois permite o esclarecimento de duvidas mesmo estando fora da sala de aula. A minha participação foi relativamente discreta, acredito que com o passar do tempo tenha mais oprtunidades para expressar opniões nesta ferramenta. A idéia de um blog para o curso deveria estender para as demais cadeiras, permitindo uma maior interação dos alunos com os conteudos ministrados.

Luís Felipe Lacerda Franco

Anônimo disse...

Entããooo, lá se vai ja um semestre,passo rapidinho! AS aulas tiverem muitos assuntos, os quais foram bem esclarecidos, pelo menos pra mim, e concluidos com um trabalho em grupo, minha participação no blog, acho que foi satisfatoria, comentei quando julgei necessario! Aprendi sobres alguns programas, gostei bastante, se a pricipio quando cheguei no curso, estava confusa a respeito do mesmo, agora já está mais claro!
É isso então!
Abraço!
Franciele Baldessari

rodrigotramonte disse...

Oi Daniel,
achei a InfoCom uma das melhores disciplinas do curso, por explicar mais diretamente sobre os elementos que fazem parte da vida dos profissionais da área... como trabalho com Corel e Photoshop há algum tempo, muitos dos assuntos debatidos em aula não foram novidade pra mim, mas pra quem está entrando na área, eles são um conhecimento obrigatório... e aquela sua frase sobre "a pecinha que está na frente do computador" é uma que uso bastante, desde a primeira aula... ;-)
Só tenho duas ressalvas: 1) a falta de computadores nos laboratórios; 2) creio que o YouTube podia ser liberado durante o horário das aulas de InfoCom; apesar dos motivos pelos quais ele é bloqueado na faculdade, ele tem bastante conteúdo interessante para a disciplina (como os comerciais de computadores dos anos 80 da aula sobre história da informática), sem esquecer que ele é uma das inovações multimídia das quais a matéria trata...
Enfim, foi gratificante ter você como professor, espero que nos encontremos nas disciplinas dos próximos semestres ;-)

Rodrigo Tramonte

Anônimo disse...

Nas aulas, bem eloboradas por sinal, de Informática pude notar uma evolução no conteúdo apresentado. Embora no início tenha se mostrado muito básico, do meio em diante as informações foram de fundamental importância para termos noção da profissão, como por exemplo a aula de projeto multimídia aonde foi explicado detalhadamente os passos para elaboração de um projeto e inclusive foi simulada a reunião com o cliente. Acredito que para obter maior envolvimento no blog devemos criar algum tipo de interatividade, pois realmente não me motiva postar a não ser quando é obrigatório, visto que não existe nenhum tipo de retorno após o comentário, derrepente uma discussão em aula sobre os posts seria uma idéia.
Abraço, até a 2ª fase
Michael Zetteramnn

Anônimo disse...

Não sei se posso mais vou arriscar..
aulas iradas, conteudo animador muitas vezes, praticamente a maoria deles. Aulas bem explicadas, acompanhamento de tudo que acontece por ai e tudo mais.
Fiquei muito satisfeito com a materia e senti que sei muito mais do que quando entrei lá em março.

abraçoo até a peova!

Anônimo disse...

olá Daniel, estamos terminando o semestre, e o que posso diser é que foi muito proveitoso,achei a visita ao estudio fotográfico uma boa sacada,pois numca estive num, como fazer o projeto multimidia,os seus passos e como apresentar. As aulas sobres as cores RGB,CMYK, Matiz, Saturação,...
As Mídias, impressa, eletrônica, interativa. Os atributos da Webcomunicação. O conceito de Multimídia. Portanto, só veio a me ajudar as suas aulas, espero que nos encontramos no próximo semestre.Marcelo Luiz da Silveira

Anônimo disse...

Penso que a disciplina poderia informatica na comunicaçao poderia abordar mais topicos se nao fosse os contratempos. Mas no geral foi de bom proveito a parte básica da disciplina.

Anônimo disse...

bom sor,siguinte as aulas num geral foram de grande valia onde pude acrescentar muitoh conhecimento,o que mais agregou valor foi o metodo de apresentaçao para com o cliente para a criaçao de ums site...
apesar da maioria das pessoas nao terem gostado da sua conclusao sobre o seminario de cada um,para min foi muituh produtivo.
no geral foram bem boladas,apenas a falta de computadores atrapalhou um pouco.

abraços gustavo gomes

Anônimo disse...

Salve professor!
Achei essa matéria muito interessante com o professor sempre preocupado com a turma e querendo realmente passar seu conhecimento, apesar de ter ocorrido alguns deslises durante o semestre como perdas de aulas e palestra e etc, o aprendizado foi de extrema importância, no começo do curso eu tava perdido, sem saber direito ontem tava me metendo e agora com esse primeiro semestre vi que fiz uma otima escolha. è isso entao profssor abraço e ate as aulas de web!

Anônimo disse...

É...final de semestre...aulas super interessantes com conteúdos muito importantes...e como o Daniel comentou...a falta foi um pouco da parte do equipamento disponível, mas ainda tem muita coisa pela frente. Valeu

Anônimo disse...

Então professor, acho que minha participação no blog, foi boa, sendo que tenho tentado a cada post, não fazer um comentário esdrúxulo, nem sempre consegui, mas enfim, não só no blog, mas nas aulas também, venho tentado expor o meu melhor.
A sua idéia de fazer um blog para uma continuação das aulas foi muito boa, apesar de serem poucos os alunos que comentam aqui, o que é uma pena, já que muitas idéias poderiam surgir, quem sabe o professor não faça uma comunidade no Orkut? Lá tenho certeza que iriam fazer bastantes postagens, ainda mais se for pra fala bobagem ;)
Bom, o que eu quero dizer, é que ninguém ta nem ai pra esse blog na real, então acredito que o professor tem que tenta inovar isso, digo inovar na forma de cobrar os comentários.
O único problema do blog que vejo, é o visual dele que ta muito blogger =P pra segunda fase tem que deixa ele mais hi-tech hauaha.
Quanto ás aulas, apesar dos poucos computadores, deu para aprender muito, na verdade não era a falta de computadores que impossibilitavam o entendimento da matéria, e sim, o desinteresse do aluno(a), para minha pessoa, ás aulas foram muito construtivas, e tenho certeza que meu aprendizado durante as aulas foi muito bom, não digo que mereço um 10 mas ao menos tenho certeza que conclui essa fase mais muito melhor do que comecei. Principalmente ao conhecer mais sobre meu “futuro trabalho”, como lidar com cliente, e tudo mais.

O Rodrigo Tramonte disse que o YOU TUBE deveria ser liberado, também acho que deveria, mais só no computador do professor, e não dos alunos, como “acho” que é feito no laboratório 4, não tenho certeza, é algo que discutirei com a galera da informática.
Bom, como eu disse a falta de computadores, não é motivo de não se aprender, e digo assim, eu que trabalho nesse meio lá dentro, sei da dificuldade que é para se conseguir que todos os alunos tivessem seu próprio computador, mas infelizmente, não é possível, não digo que devem se conformar, mas apenas ter um pouco mais de paciência. Se querer fosse poder, cada aluno teria até 2 computadores a sua disposição.

Como sou uma pessoa que gosta de ser polemica, e esquentado, acho um absurdo o que muitos postaram neste ultimo post, sendo que fiquei sabendo que meteram o pau na avaliação institucional, e fora o que falam fora da aula, só acho que deveriam ter um pouco mais de peito e dizer suas verdadeiras opiniões ;)

Não sou o mais querido dos colegas, mas tento ser o mais autentico, abraço

Michael Grotti

rodrigueira on-line disse...

Depois do comentário do meu amigo Michael, vou ser bem breve. Daniel vc é um exelente professor as suas aulas sem duvida foram as melhores.Ao meu ver o professor sempre buscou inovar na apresentação dos conteudos,não deixou a aula cair na rotina sempre despertando o interesse do aluno. Embora eu não tenha feito muintos post,s. Acho que participei medianamente. Não vejo nem um problema com o Blogger, a questão do numero de computadores sim é um pouco incomoda, pois dividir o computador é foda. Outros monopolizam os computadores com orkuty , jogos é outras coisas mais.Mais nada na vida é perfeito né! Só lamento não termos tido mais aulas praticas em sala de aula sobre os softwares, essa é a unica queixa que tenho a fazer o resto é nota 10.

Anônimo disse...

Sobre essa disciplina, acho que aprendemos muitas coisas uteis, desde simples conceitos de coisas que faram parte do nosso dia - dia, softwares, hardware, os tipos de mídia, onde são utilizadades, diversos sites vistos, a maquina que nos foi mostrada, para sabermos o que é o que, para que serve. Acho que de uma forma geral o conteudo apresentado nessa disciplina foi bem "absorvido", a única coisa que deixou a desejar foi mesmo o laboratório, por ser pequeno demais, e tbm quando os pcs estavam com algum problema, como não ligar e etc.
Bom é isso.
Abraço.

Anônimo disse...

professor,

achei bastante interessante as aulas. muita coisa q foi explicada nessa disciplina nao era grande novidade para mim, mas é de grande importância para os profissionais de mídia eletronica.

destacaria como pontos positivos a apresentação dos componentes do computador e a visita ao estúdio. acharia interessante nesse começo do curso nos familiarizarmos com outras plataformas e nao nos limitarmos apenas ao padrão intel/windows.

o que poderia ser melhorada é a disponibilidade de computadores e uma melhor comunicação com outras áreas da faculdade, para que o planejamento fosse minimamente prejudicado.

quanto a idéia do blog, acho bastante interessante, mas, assim como o zettermann, acho q poderia ter um retorno em sala de aula, uma maior interatividade, nao sei muito bem como fazer isso, mas é algo q pode ser pensado. Reconheço tambem q deverai ter postado mais vezes.

acho q o professor tem bastante domínio sobre oq foi discutido e mostrou bastante facilidade em ser compreendido pela turmao.

era isso.

Anônimo disse...

ah. a idéia do youtube ali eu também apoio.

Anônimo disse...

fala Daniel! semestre voou em! Realmente as aulas de infocom foram muito boas e importantes.
aprendi muita coisa sobre o sistema operacional de um pc e sobre multimidia!
realmente muito util para esse começo de curso!
valeu!!

Miguel Lello